-Hebiatria??? O que é isso?
Essa é uma reação frequente quando falo sobre essa área que atuo sem usar o outro nome menos impactante: medicina do adolescente. Com o segundo parece mais claro, né?
A hebiatria é a especialidade da pediatria que é responsável por cuidar da saúde do adolescente, com todas as suas particularidades.
E em quais idades consideramos alguém um adolescente?
Segundo a OMS, adolescente é aquele entre 10 e 19 anos, e o jovem tem entre 15 e 24 anos
Já segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vai de 12 a 18 anos
Mas atenção… Apesar dos números é importante lembrar que a adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, e que, como várias outras questões em saúde, possui fatores diversos que interferem nessa transição (meio social, fatores individuais, aspectos psicológicos)
Ou seja… vai muito além de números!
E o que se faz numa consulta de adolescente?
Falando de forma simples, a consulta do adolescente é uma consulta de puericultura (acompanhamento na pediatria) com algumas particularidades...
Já sabemos que a adolescência é um período super importante, e que diversas mudanças ocorrem nesse momento. É uma fase de intensa transformação e experimentação do mundo, autoconhecimento e afirmação ou quebra e reconstrução de conceitos anteriores.
Na consulta do adolescente conversamos sobre tudo isso: questões emocionais, conflitos e dificuldades, abordagem do uso de substâncias (drogas lícitas ou ilícitas), sexualidade, projeto de vida, fora todo o restante já avaliado numa consulta de rotina - exame físico, alimentação, rotina de sono, atividades físicas, escola. Ou seja: é um atendimento que pretende abordar o adolescente como um todo. Cuidar da parte física e emocional.
É aí que está o diferencial! Você já tinha ouvido falar da especialidade?