top of page
Buscar
  • luizamarianacs

Como é a consulta com a hebiatra/médica de adolescentes?


Essa é uma das perguntas que mais respondo!


Vamos lá que vou te contar um pouco sobre a minha consulta. Antes de começar, importante explicar o seguinte: a hebiatra é uma médica pediatra que fez uma segunda residência em medicina do adolescente/hebiatria. Por isso muitos médicos de adolescentes atendem também crianças, já que também são pediatras.


-Outro ponto importante: qual é a idade de atendimento?

Eu, Luiza, atendo adolescentes e jovens adultos de 10 a 24 anos, mas você pode perceber que alguns colegas atendem até os 29 anos, por exemplo.


-E o que acontece nessa consulta?


A consulta de hebiatria é um momento para cuidar da saúde do adolescente de uma forma completa, olhando para todos os aspectos que podem influenciar na sua qualidade de vida.


Nessa consulta vemos todos os pontos que são vistos em consultas da criança, como alimentação, sono, atividade física, vacinação, desenvolvimento, peso, altura...


Além dos pontos que ganham força na adolescência, como saúde mental, saúde reprodutiva, sexualidade, projeto de vida, comportamentos de risco como uso de substâncias, uso excessivo de telas e tecnologias...


É uma consulta pro adolescente chamar de dele! Onde pode se expressar de forma livre, tirar suas dúvidas e ter sua saúde acompanhada de uma forma integral.


Percebe então que não é só adolescente que está com alguma doença que precisa ir ao médico hebiatra? O acompanhamento global da saúde deve continuar a fazer parte da vida do adolescente e jovem adulto assim como fazia quando era criança.


Dessa forma reduzimos idas desnecessárias ao pronto atendimento e facilitamos um crescimento e desenvolvimento mais saudável, com estímulo de autonomia e autocuidado.


E você, já encontrou uma hebiatra pro seu adolescente? Me conta nos comentários! ♥

Comments


bottom of page