top of page
Buscar
  • luizamarianacs

Consulta de rotina na adolescência?



No post de hoje quero te contar sobre a importância de manter o acompanhamento de rotina de saúde do seu adolescente, mesmo que ele não tenha doenças.

Vem comigo nessa linha de raciocínio: quando ele era pequenininho você sabia que precisava levar em consultas frequentemente. Tinha que acompanhar peso, estatura, desenvolvimento, caderneta de vacinação.


À medida que a criança cresce, as consultas ficam mais espaçadas, mas acontece algo muito comum (e que não deveria acontecerrr!): você para de levar seu filho ao acompanhamento de rotina, e passa a levá-lo somente em caso de urgências, seja no pediatra que já faz o acompanhamento, ou no serviço de urgência.


E o acompanhamento do desenvolvimento saudável, fica como?


Saúde não é só ausência de doença, é uma mistura de diversas partes da nossa vida funcionando em harmonia, e na adolescência cada parte dessas importa e muito!


Na consulta do adolescente vamos muito além do pesar e medir: na consulta do adolescente existe uma avaliação da saúde mental, orientações sobre saúde reprodutiva e sexualidade, sobre uso de substâncias, conversamos sobre planos para o futuro (projeto de vida), sobre rede de apoio, relações interpessoais.


É feita também a avaliação do estadiamento puberal, que nos permite compreender melhor em que estágio da puberdade esse adolescente se encontra.


Além disso tudo, conversamos sobre hábitos saudáveis, alimentação, vacinação, tempo de uso de tela.


Viu só como adolescente, doente ou não, precisa ter uma hebiatra/médica de adolescentes pra chamar de seu?


Pronto pra cuidar da saúde do seu filho adolescente?



Você já tinha ouvido falar dessa especialidade?

Com carinho,

Luiza Silva

コメント


bottom of page