top of page
Buscar
luizamarianacs

Entenda o cérebro dos adolescentes

Atualizado: 6 de jan. de 2022

De um tempo para cá, a adolescência passou a ser considerada uma fase tão crítica para o neurodesenvolvimento quanto os primeiros anos de vida (amém!!).


É a riqueza do neurodesenvolvimento adolescente que acaba tornando essa fase tão potente, mas também tão cheia de riscos...


Saber disso pode te ajudar a compreender um pouco mais o comportamento adolescente e te oferece ferramentas para lidar com essas particularidades.


Existem diversos pontos importantes, mas hoje vou focar nos seguintes:


🧠O desenvolvimento neurológico do adolescente (de uma forma geral) acontece de trás para a frente, e das partes mais internas pras mais externas do cérebro. Guarda essas informações e vem comigo…


🧠A parte pré-frontal (justamente a que fica na frente), é responsável por racionalizar as decisões, pesar consequências e perceber riscos, analisar as situações de uma forma mais racional e ampla…


🗯Essa parte ainda está em desenvolvimento na adolescência, sendo uma das últimas a se desenvolver completamente (e só é concluída por volta dos 24 anos!)


🧠Já as partes “mais internas” do nosso cérebro tendem a estar super estimuladas e desenvolvidas na adolescência.


➡️Essas partes são responsáveis por maior prazer diante de atividades de risco, ou análise de situações pesando somente os resultados prazerosos, positivos, sem muita atenção às possíveis consequências ou riscos envolvidos.


O nosso sistema de recompensas possui porções que ficam justamente nessas partes mais internas, ou seja… a adolescência tende a ser naturalmente uma fase de busca de prazer imediato sem análise extensa dos riscos e consequências.


Sabendo que isso é biologicamente normal, dá pra entender um tanto do comportamento adolescente, né?


📢Atenção pro seguinte: isso não quer dizer que os adolescentes não saibam e nem consigam tomar decisões. A tomada de decisões envolve atividades de diversas regiões do cérebro e é algo que pode e deve ser exercitado nos adolescentes, por mais que nesse momento da vida seja algo mais trabalhoso que na vida adulta, por exemplo.


Você já tinha ouvido falar sobre esses aspectos do desenvolvimento?



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page